NOTÍCIAS

10/12/2018

4ª Conferência Distrital de Saúde Indígena foi realizada em Campo Grande - MS



 
Com a presença de aproximadamente 600 pessoas, foi realizada de 03 à 07 de dezembro de 2018, no Hotel Chácara do Lago, em Campo Grande - MS, a 4ª Conferência Distrital de Saúde Indígena, reunindo representantes dos segmentos dos usuários, trabalhadores, prestadores e gestores em saúde.
Como preparação ao evento, foram realizadas quinze etapas locais, nas quais foram eleitos os delegados representando as oito (8) etnias que vivem em Mato Grosso do Sul: Guarani Kaiowá, Terena, Kinikinaw, Guarani Ñhandiva, Kadiwéu, Atikum, Ofaye e Guató. 
Para Coordenador Geral do SINTSPREV-MS, Élio Araújo de Oliveira, que esteve presente no evento “A 4ª Conferência Distrital de Saúde Indígena serviu para avaliar com profundidade as ações de saúde indígena que, desde agosto de 1999, com a aprovação da Lei Arouca, passaram da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), organismo do Ministério da Justiça, para a responsabilidade da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), e posteriormente para o Ministério da Saúde”.
O documento que engloba relatórios dos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dsei) será consolidado como referência para a Etapa Nacional da 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena", a ser realizada em maio de 2019, enfatizou Élio Araújo de Oliveira.
A 6ª CNSI é promovida pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde, em parceria com o Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fundação Nacional do Índio (Funai), entre outros.
 
 
VOLTAR