NOTÍCIAS

15/09/2021

Servidores federais do SINTSEP-MS participam da 10ª Plenária da CUT-MS



A Plenária Estatutária foi realizada dois anos após o Congresso, com o objetivo de atualizar o plano de lutas e reorganizar a direção. O SINSTEP-MS esteve representado por uma delegação de 8 servidores/as. O encontro rendeu homenagens a Cabo Almi e Anderci Silva.
 
Aconteceu nos dias 9 e 10 de setembro, a 10ª Plenária Estadual da CUT-MS, que foi realizada em formato presencial, em Campo Grande, nas dependências do Eco Park, em local que dispunha de infraestrutura e espaços amplos para a realização da Plenária, alojamentos e refeitório, de maneira a garantir o protocolo sanitário preventivo à infecção pela Covid-19.
No dia 9, no período da noite, foi realizada a abertura e um debate sobre a conjuntura, contando com a participação de convidados. Estiveram presentes lideranças do movimento sindical, dos movimentos sociais, parlamentares. Sob diferentes aspectos e perspectivas todos/as concordaram que no Mato Grosso do Sul e no Brasil os trabalhadores vivem dias difíceis com a retirada de direitos, redução da renda e dos empregos, dispersão. E que o desafio é melhorar e ampliar a organização para enfrentar a situação. No dia 10, no período da manhã, os trabalhadores debateram temas sensíveis da conjuntura atual, como a PEC 32, da reforma administrativa e as privatizações. No período da tarde, de maneira participativa, foi debatido o Plano de Lutas e elaboradas propostas para atualizá-lo e complementá-lo. Ao final foi eleita a delegação de Mato Grosso do Sul que participará da 16ª Plenária Nacional da CUT, dias 21 a 24 de outubro.
 
O SINTSEP-MS participou da Plenária com uma delegação eleita em assembleia e com dirigentes natos que já fazem parte da Direção da CUT-MS. Os representantes do SINTSEP-MS na Plenária foram Adilson, Ana Claudia, Dalvelina, Elio, João Nascimento, Jorge, Maria Helena e Osnália e puderam contribuir no debate sobre a PEC 32 e também sobre a experiência da unificação do SINTSPREV-MS com o SINTSEP-MS.
 
 
 
VOLTAR