NOTÍCIAS

19/02/2020

MS: Dois fortes e combativos sindicatos de servidores públicos decidem se unificar



Em um contexto de ataques aos direitos dos trabalhadores, entidades sindicais deliberam pela criação de uma nova organização sindical, unida e mais forte.

 

Escrito por: Sérgio Souza Júnior

 

Aconteceu nos dias 14 e 15 de fevereiro, na sede da FETEMS em Campo Grande, o VII ConsindsepMS “Unificar, Resistir e Lutar. Por Direitos, Democracia e Serviços Públicos”, a principal pauta do evento era a união do SindsepMS (Sindicato dos Servidores Públicos Federais de MS) e o SintsprevMS (Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social em MS).

 

Para Gilmar Gonçalves, Coordenador Geral do SindsepMS “esta é uma grande decisão que estamos tomando, não fazemos a luta baseados em cargos, mas baseados na luta de classes e com certeza, no congresso de unificação, teremos valiosos companheiros e companheiras para construir a nova entidade unificada”, disse Gilmar. 

 

É importante notar que no mês de novembro de 2019, o Congresso do SintsprevMS deliberou pela unificação e aguardava a decisão do VII Consindsep/MS pela união dos dois sindicatos. 

 

Conforme Gaspar Francisco Hickmann, Coordenador de Administração e Finanças do SintsprevMS que esteve presente no VII ConsindsepMS “nós estamos assumindo um risco por não ter no horizonte uma definição de como se dará a unificação, mas estamos apostando fortemente neste projeto que estamos discutindo desde a Reforma Trabalhista de Temer”.

 

O Presidente da CUT-MS, Vilson Gregório, avalia que “esta decisão da unificação é fundamental para o enfrentamento desta conjuntura, estes dois sindicatos têm história de luta na CUT e agora estão recebendo diretamente a pressão deste governo contrário aos direitos dos trabalhadores”.

 

No encerramento do evento, Pedro Armengol, membro da Direção Nacional da Condsef afirmou, “para nós tanto da federação como a CUT nacional é uma enorme satisfação ter no SintsprevMS e no SindsepMS este que é o debate sobre o fortalecimento de entidades sindicais, construindo possibilidades objetivas de fusão e fortalecimento de entidades sindicais. Esta foi uma das principais resoluções dos Congressos da Condsef e da CUT, vocês estão neste momento sendo vanguarda, inclusive sendo uma referência, uma experiência a ser observada e comentada no restante do país”. 

 

Sergio Ronaldo da Silva, Secretário Geral da Condsef, “o laboratório das resoluções está aqui, estamos com muitas expectativas das decisões que os companheiros e as companheiras tomarem pela construção da unidade” disse o dirigente.

 

Deliberações

 

Na Plenária final do VII ConsindsepMS delegados e delegadas aprovaram por unanimidade a proposta de unificação com o SintsprevMS.

 

Unificação aprovada por unanimidade

 

Foi aprovada a criação de uma Comissão composta por 15 pessoas da base do SindsepMS, que terão a responsabilidade de estabelecer o processo de negociação pela unificação com a Comissão homóloga do SintsprevMS. Dentro desta comissão ampla será criada uma comissão executiva de cinco pessoas, que trabalhará com a comissão do SintsprevMS que tem em sua composição a mesma quantidade de membros/as.

 

Na sequência do desenvolvimento deste projeto, está confirmado a aprovação da realização de um Congresso de Unificação, que deverá ser convocado para o mês de dezembro de 2020, reunindo na ocasião os delegados e delegadas deste VII ConsindsepMS com delegados e delegadas do SintsprevMS.

 

O Congresso deliberou também pela ampliação do atual mandato da direção do SindsepMS, nos moldes estatutários, para que esta direção do sindicato tenha a condição de encaminhar todo o rito jurídico, político e congressual, referente ao processo de unificação das entidades. 

 
 
VOLTAR