NOTÍCIAS

27/06/2018

NOVA DIRETORIA DO SINTSPREV-MS É ELEITA COM 98% DOS VOTOS



 
A Chapa Interação Social, única inscrita para a eleição da Direção Colegiada do SINTSPREV-MS, realizada nos dias 25 e 26/06/2018, foi eleita para a gestão 2018 a 2021, obtendo 296 votos. Foram registrados ainda 05 votos contrários e 01 voto nulo. No total, 302 filiados exerceram o direito ao voto.
O Sindicato possui 1.070 filiados, porém apenas 550 estavam aptos a votar em razão da exigência regimental, que determinou a necessidade de confirmação de dados cadastrais até o final de maio/2018, para poder votar.
Para o representante da Chapa eleita, Gaspar Francisco Hickmann, “o total de votantes ficou dentro da expectativa, visto tratar-se de eleição com Chapa Única. Comparando-se à última eleição, que contou com duas chapas inscritas, quando 392 filiados votaram, houve uma redução de 89 votantes”.
Apesar da expressiva vitória da chapa eleita, que e obteve 98% dos votos, a grande expectativa da eleição estava no desenvolvimento da votação, que foi feita exclusivamente pela internet, uma vez que o SINTSPREV-MS foi o primeiro sindicato a realizar um processo eleitoral totalmente eletrônico.
Alguns filiados tiveram dificuldade para receber as senhas de votação, devido a problemas no e-mail cadastrado junto ao Sindicato, porém, tão logo efetuada a correção, todos puderam votar com tranquilidade.
Conforme estabelecido no regimento eleitoral, somente os filiados que confirmassem seus dados cadastrais até o final de maio/2018, estariam aptos a votar. Desde fevereiro de 2018 a Direção do Sindicato vinha informando em assembleias, jornais e até mesmo em correspondência enviada aos filiados a respeito da necessidade de confirmar seus dados no site eletrônico do Sindicato.
Superadas tais dificuldades, o processo se mostrou extremamente seguro e ágil,* possibilitado aos filiados votar sem sair de casa ou do trabalho. Mesmo estando em viagem, foi possível votar. Várias pessoas votaram durante a noite, sendo também significativo o número de filiados que votaram utilizando o aparelho celular.
Outro aspecto a ser destacado é a rapidez na apuração, que é quase instantânea. Minutos após o encerramento o sistema já informa o resultado de forma automática.
É importante que as diversas inovações introduzidas por esse sistema em relação aos processos tradicionais de eleições sindicais, sejam avaliadas pela categoria visando o seu aperfeiçoamento.
 
VOLTAR